Sapatilhas brancas sempre perfeitas
Neste post apresentamos-lhe algumas dicas simples de como manter os seus ténis brancos sempre perfeitos e prontos para o seu dia-a-dia. Desfrute das suas sapatilhas todo o ano sem preocupações.
Como manter a cor branca nas nossas sapatilhas
De pele ou de lona, para fazer ginástica ou com complemento nos looks do dia-a-dia, as sapatilhas brancas são esse calçado que sempre suscita amor e ódio em partes iguais. Adora-as porque o branco é elegante e discreto e, além disso, combina com tudo. No entanto, às vezes odeia-as porque uns dias depois de as estrear, os seus ténis já não voltam a ser os mesmos. Mas, e se lhe dissermos que há alguns truques para que os seus ténis brancos estejam sempre perfeitos? Continue a ler, porque isto interessa-lhe.
Quando calço as minhas sapatilhas brancas?
Pode parecer que a primavera e o verão são as épocas mais apropriadas para usar ténis branco. Já sabe, pelo facto de que em épocas de calor as coisas brancas ficam menos quentes ao refletirem os raios do sol. No entanto, esta crença não é totalmente verdadeira, pois nem todo o calor vem do sol. Os nossos pés também emitem calor corporal e esse calor pode ser mantido ou reduzido com os materiais certos. Portanto, se gosta de sapatilhas brancas, por que não usá-las em qualquer época do ano?
No verão, escolha tecidos leves, como lona ou linho, que farão com que seus pés respirem melhor. No inverno, a pele, a camurça, o veludo ou a bombazine são ideais para não passar frio. Dependendo dos diferentes materiais, terá que dar um tipo de manutenção ou outro ao seu calçado.
Métodos caseiros e sustentáveis para limpar as suas sapatilhas
O primeiro truque já conhece: nunca as coloque na máquina de lavar! A lavagem à máquina não costuma ser recomendada para nenhum tipo de sapato, a menos que o material seja resistente o suficiente e, nesse caso, o fabricante indicará. Esse é o caso destas sapatilhas de pele, ideais para os mais pequenos. Neste caso, pode utilizar um programa curto com água fria ou especial para peças delicadas.
Se os seus ténis são de tecido, algo que funciona lindamente é a “fórmula mágica” de @la_ordenatriz, uma receita magistral com ingredientes de uma vida inteira que vai resolver mais de um problema de manchas têxteis (e não só nas sapatilhas). Esta fórmula consiste em misturar meio litro de água quente, duas colheres rasas de sabão em flocos e 60 ml de amoníaco. Despeje a mistura num recipiente com borrifador e já está pronto para deixar os seus ténis brancos como novos.
Para isso, primeiro remova, com uma escova macia, os restos de lama ou areia que ficaram na sola após o usá-las. Remova também os atacadores, se houver, e lave-os separadamente. Para limpar, não mergulhe todo o calçado em água. Utilize apenas a mistura anterior e esfregue a superfície com um pano ou esponja macia.
Quando os sapatos são de pele, é melhor não usar nenhum tipo de sabão. Um pano húmido será suficiente para que não se estraguem e fiquem perfeitas. E se as manchas forem um pouco complicadas, existem produtos específicos para limpar este tipo de materiais naturais… realmente funcionam!
Conselhos para proteger as sapatilhas do desgaste
Sabia que existem produtos em spray para tirar manchas? Alguns deles funcionam impermeabilizando a superfície para que a sujidade não penetre nas fibras do calçado. É, sem dúvida, uma boa ideia também proteger as sapatilhas e quaisquer sapatos da chuva inesperada!
Além disso, há outro tipo de cuidados que pode ter para evitar o desgaste excessivo quando gosta muito de um par de sapatilhas e as usa diariamente:
- Desaperte os atacadores e passe-lhes um pano sempre que as usar, antes de guardá-las.
- Guarde-as sempre que possa na sua caixa original, que geralmente vem com um pequeno pacote de gel de sílice para evitar a humidade.
- Mantenha-as num espaço seco para que não apareçam fungos e maus odores.
- Evite utilizá-las em superfícies lamacentas ou em circunstancias climáticas adversas.
E, por fim, algo que sempre pode ser levado em consideração: aproveite os saldos e promoções especiais para ter outro par de ténis idênticos e ir alternando o seu uso. A deterioração será menor e irá sempre com as sapatilhas impecáveis!