Qual a sua origem e como as diferenciamos?
Qual a mulher ou menina que não tem algum modelo de sabrinas entre o seu calçado? Tornaram-se um básico para qualquer ocasião. É uma boa prova de que as tendências nem sempre nascem nas passarelas, mas sim nas ruas, no dia-a-dia. Quando, para ser feminina, parecia só ser possível com sapatos de salto alto, chegaram as sabrinas de mulher para demonstrar que elegância e conforto podem andar de mão dada. E foi assim que este tipo de calçado raso conseguiu conquistar o coração de mulheres e designers de todo o mundo.
As
sabrinas de mulher, também conhecidas como
bailarinas, não só se tornaram imprescindíveis na vida quotidiana do género feminino, como também nas grandes ocasiões, chegando mesmo a existir sabrinas de casamento ou sabrinas para noivas, específicas para esse grande dia.
Este tipo de
calçado feminino é por vezes confundido com as chamadas “manoletinas” ou com as “merceditas”. Se bem que são modelos de sapatos muito parecidos, hoje vamos explicar-lhe as diferenças e a origem deste tipo de sapatos de mulher e menina. Ponha à prova os seus conhecimentos!
Diferenças entre sabrinas, “manoletinas” e merceditas
Destes três termos, provavelmente os que mais se utilizam como se do mesmo calçado se tratasse são as sabrinas e as “manoletinas”. São tipos de calçado muito semelhante onde a diferença está na grossura da sola, que nas sabrinas costuma ser mais fina do que nas “manoletinas”.
Por serem tão semelhantes, na nossa
loja de sapatos online não fazemos qualquer distinção e temos apenas uma categoria que engloba estes dois tipos de calçado: a categoria de sabrinas. Isso não significa que não possa comprar manoletinas flexíveis ou de outro tipo, mas para simplificar chamamos a todas sabrinas.
O modelo que na realidade tem uma diferença bastante maior é o das
merceditas, termo espanhol para os sapatos clássicos com tira, já adoptado em Portugal para mencionar este modelo. As merceditas não são mais do que umas
sabrinas com fivela, com tiras aderentes ou com uma tira no peito do pé. São as mais utilizadas pelas meninas mais pequeninas, mas também existem modelos de merceditas de mulher perfeitos para qualquer ocasião.
Na nossa
sapataria infantil encontrará muitos modelos destes três tipos de sapatos para menina, como as
sabrinas com lacinho na parte dianteira, um
must have para mães e filhas.
História das sabrinas
Qual é a origem de cada um destes sapatos que se tornaram imprescindíveis na moda mundial?
Começamos pelos que são mais fáceis de adivinhar a origem: as
sabrinas ou bailarinas. Como imaginará pelo seu nome e pelo seu formato, provêm do ballet clássico. Este tipo de calçado começou a ser utilizado em representações de ballet, no início do século XIX. Quem diria que um calçado tão actual tivesse cerca de 200 anos de idade?
No entanto, há muito tempo que este modelo transpôs os palcos e hoje em dia podemos encontrá-lo para qualquer tipo de look. Sabrinas pretas ou sabrinas azuis para o dia-a-dia,
sabrinas prateadas para as noites de festa e inclusivamente, sabrinas de casamento para este tipo de cerimónias.
História das merceditas
No caso das merceditas, este modelo de calçado deve o seu nome a uma mulher, à rainha María de las Mercedes de Orleans, que todos conheciam como Merceditas. A Merceditas e o seu primo Alfonso XII apaixonaram-se perdidamente e casarem em 1878. No entanto, a rainha morrei passados 5 meses, apenas com 18 anos. Depois desta trágica perda, fez-se uma canção popular que dizia: “los zapatos que llevaba… eran de rico charol… que se los regaló Alfonso… el día que se casó” (“os sapatos que levava… eram de rico verniz… ofereceu-os Alfonso… no dia em que se casou”). Uma história de amor com um triste final tornou-se a origem de um dos sapatos mais populares da história. Quem poderia imaginar?
Na nossa
sapataria online encontrará uma grande variedade de modelos, incluindo as
merceditas de verniz de menina, o modelo mais parecido com o da rainha María de las Mercedes de Orleans.
História das “manoletinas”
A história das “manoletinas” também se deve a uma pessoa, mas neste caso a origem é muito mais feliz. Trata-se do tipo de calçado que o famoso toureiro Manolete usava na arena e daí o seu nome.
Apesar de ter sido começado a usar como calçado de homem, rapidamente se estendeu às mulheres, dando lugar ao fabrico de uma grande variedade de modelos, estilos e cores.
Se quer
comprar sabrinas, merceditas ou “manoletinas”, dê uma vista de olhos a todos os modelos que temos para meninas e mamãs. Colocamos à disposição merceditas e sabrinas baratas com a melhor qualidade. De certeza que não vai ser fácil decidir quais comprar!