Pisadas Sustentáveis: Sapatos Veganos para Crianças
A moda infantil reinventa-se a cada dia, e os sapatos veganos para crianças tornaram-se uma tendência em ascensão. Ainda não os viu nas suas lojas de referência? Hoje queremos falar sobre a sua crescente popularidade.
O que são feitos os sapatos veganos para crianças?
Sempre que renovamos os sapatos dos nossos filhos, pensamos em escolher sapatos confortáveis e resistentes que durem muito tempo. Mas a realidade é que eles ficam pequenos muito rapidamente ou desgastam-se devido a todas as atividades que têm, e logo precisamos comprar calçado novo novamente.
Esse é um dos motivos pelos quais a indústria do calçado continua a pesquisar sobre materiais duradouros, mas também sustentáveis, ou seja, respeitosos com o meio ambiente e recicláveis. E é nessa tendência que surgem novos tecidos: desde materiais e couros sintéticos feitos de fibras vegetais como cascas de frutas, folhas de abacaxi ou partes da casca das árvores, até têxteis fabricados a partir de elementos reciclados e plásticos dos quais já temos em excesso no nosso planeta. Estes novos materiais têm características tão semelhantes à pele e ao couro tradicional que é muito difícil distingui-los a olho nu.
No entanto, existem diferenças entre os novos materiais veganos e os tradicionais, por exemplo, em termos de durabilidade e manutenção.
A durabilidade dos sapatos veganos pode variar de acordo com a marca e a qualidade do material; algumas fibras sintéticas podem desgastar-se mais rapidamente que o couro, mas outras, como lonas de algodão, polietilenos ou tecidos naturais feitos de folhas e fibras vegetais, podem ser muito mais resistentes se cuidarmos bem delas. Por isso, é fundamental optar por marcas de confiança que usem materiais de alta qualidade e designs pensados para resistir ao ritmo ativo das crianças.
Quanto à manutenção, os sapatos veganos costumam ser mais fáceis de limpar porque também costumam ser resistentes à água e menos porosos que o couro, absorvendo assim menos manchas. Isto é uma grande vantagem quando se trata de calçado infantil, que se suja com muita frequência. Felizmente, para os materiais tradicionais, atualmente existem no mercado produtos protetores que são aplicados por meio de um spray nos sapatos e são uma solução muito eficaz para evitar a sujidade.
Como saber se um sapato é vegano ou não?
É difícil diferenciá-los a olho nu, mas muito fácil com estas dicas:
- Leia a etiqueta: é normal que os sapatos venham perfeitamente identificados como "veganos" ou "livres de produtos de origem animal".
- Consulte o material de fabrico: na informação do produto, geralmente é indicado se os materiais são sintéticos ou vegetais. Procure termos como "couro sintético", "microfibra", "algodão" ou outros materiais vegetais.
- Procure em aplicativos: hoje existem aplicativos para tudo, e também para descobrir se um produto é vegano ou não. Basta pesquisar na internet e você encontrará muitos.
- Pergunte ao fabricante: se a informação encontrada na etiqueta do sapato, na loja física ou na loja online onde deseja comprar não for suficiente, pode sempre entrar em contato com o fabricante ou vendedor para perguntar todos os detalhes que precisa.
Para quem são este tipo de sapatos?
Que um sapato seja "vegano" não significa que seja melhor ou pior do que um calçado não vegano. Simplesmente é mais uma opção a ser considerada entre a oferta cada vez mais variada de sapatos infantis, onde esse tipo de tecido se tem destacado, inicialmente como uma alternativa para se adequar à chamada cultura vegana que muitas famílias escolhem como estilo de vida, livre de produtos de origem animal.
Mas mesmo que sua família não pratique o veganismo, pense que os sapatos veganos são frequentemente fabricados também a partir de materiais reciclados, como vimos. Assim, ao comprá-los, está a contribuir para reduzir a pegada de carbono e os poluentes no planeta. Isso é um benefício em valores que os seus filhos certamente apreciarão e até comentarão com seus amigos, já que também na escola o ambientalismo é um tema atual.
Mas além disso, as cores e designs que podemos encontrar nos sapatos veganos para crianças são tão variados quanto em qualquer outra linha de calçado infantil, tornando fácil encontrar verdadeiras maravilhas de estilo e conforto.
O que ter em conta ao escolhê-los?
Exatamente o mesmo que ao escolher qualquer outro sapato para os nossos filhos.
- Acertar com o tamanho: certifique-se de verificar bem o guia de tamanhos de qualquer modelo e, ao experimentá-los, observe se os sapatos se ajustam corretamente e permitem espaço para o movimento dos dedos, sem ficarem muito apertados nem muito folgados, como já contamos neste post sobre como saber o tamanho perfeito dos sapatos.
- Escolher qualidade: pesquise marcas que usem materiais veganos de alta qualidade e uma ética de produção responsável em seus produtos. A chave é escolher produtos de qualidade e seguir as recomendações do fabricante para cuidado e manutenção.
- Adaptar-se ao estilo e preferências deles: permita que seus filhos participem da escolha dos sapatos. Isso os ajudará a sentirem-se conectados à sua escolha, a incentivar sua autonomia e autoestima, e a cuidar melhor de seus sapatos.
Como pode ver, os sapatos veganos para crianças são uma opção tão válida quanto o calçado feito de materiais tradicionais, porque se o material vegano for de qualidade, será tão resistente, confortável e prático quanto seus sapatos favoritos de sempre, com a vantagem de oferecer aos seus pequenos a oportunidade de dar seus primeiros passos "verdes" no mundo da moda consciente.
Sapatos veganos da Pisamonas
Tanto no site quanto nas lojas físicas da Pisamonas, você também pode encontrar modelos veganos como os seguintes:
Ténis tipo camurça picotado lateral e palmilha antibacteriana
Botinhas couro vegan com atacadores