Como manter as botas tipo australianas como novas?
Das mais simples, com as típicas costuras à vista e a sola muito leve, até às mais coquetes com rebordo de pelinho e laço traseiro, os modelos deste tipo de botas para menina e menino que encontra na Pisamonas esta temporada são super atrativos.
Os conselhos mais práticos para tê-las sempre prontas
Desde que apareceram as primeiras botas tipo australianas não mais deixaram de estar na moda. Todos os anos voltam em força com novos designs mais trendy e novos pequenos detalhes que as tornam únicas.
São uma das botas preferidas dos nossos filhos, e nossas também, ao renovarmos o armário! São quentinhas, combinam com tudo e são superconfortáveis.
Das mais simples, com as típicas costuras à vista e a sola muito leve, até às mais coquetes com rebordo de pelinho e laço traseiro ou com forro de pelo, os modelos deste tipo de botas para menina e menino que encontra na Pisamonas esta temporada são tão atrativos que não saberá qual escolher. Estes últimos designs vêm com laços e fechos aderentes para que os mais pequeninos possam pô-las e tirá-las fácil e rapidamente. Além disso, são muito bonitas e práticas!
E quando finalmente decidiram qual o modelo que mais gostam, chega o dia de estreia. Saem de casa com toda a alegria do mundo e mais giros do que nunca. Mas ao se descalçarem depois de um longo passeio ou de muita brincadeira com os amigos, as botas estão um desastre.
Sem entrar em pânico e antes de fazer alguma coisa que estregue irremediavelmente as botas, continue a ler este post porque damos-lhe os conselhos mais simples e úteis para ter este tipo de botas sempre no ponto.
Limpeza por dentro: fora com os odores
A melhor limpeza é a que é feita regularmente. Por dentro, para evitar maus odores, pode verter um pouco de bicarbonato, esfregar e deixar atuar durante a noite. Só terá que sacudir as botas pela manhã. Botas prontas e perfeitas!
Limpeza por fora: materiais e passo a passo
Em primeiro lugar e o mais importante, evite sempre a máquina de lavar o secar roupa. Se quer que as botas tipo australianas dos seus filhos durem muito tempo, só precisa dos seguintes utensílios e materiais:
- Uma escova para camurça ou de cerdas macias
- Uma esponja suave
- Um pano suave, de preferência de microfibra ou algodão
- Uma escova de dentes velha (só para limpar a sola)
- Sabão líquido muito suave (sabão neutro, como o que se utiliza para lavar lã ou algum específico para camurça ou para este tipo de botas)
- Um recipiente com água fria
Já tem tudo preparado? Para as botas fabricadas em tecidos como a bamara, os passos são so seguintes:
- A primeira coisa a fazer é escovar suavemente as botas com uma escova de cerdas macias, desde a parte de cima até à ponta da bota, sempre no mesmo sentido para que não deixar marcas. Com isto, o que faz é retirar o pó ou a sujidade presente na superfície da bota.
- O seguinte passo, muito importante, é humedecer ligeiramente com uma esponja toda a bota com água fria (atenção, só com água e sem enxaguá-las diretamente!). Desta forma, vão secar de uma maneira uniforme sem deixar marcas.
- De seguida, faça uma mistura com umas gotas de sabão líquido e uma taça de água fria. Com uma esponja aplique-a suavemente por toda a bota sem esfregar demasiado para não estragar o material).
- Por último, passe um pano húmido por toda a bota para retirar os restos de água e sabão que possam ter ficado. Deixe-as secar pelo menos durante 24 horas num lugar bem ventilado e assegure-se que não estão próximos de nenhuma fonte de calor como radiadores ou lareiras. Não utilize secador de cabelo para acelerar o processo! Mesmo que tenha pressa, estas botas de inverno que as trate com carinho. O calor direto resseca o material e faz com que fique acartonado, pelo que já sabe: muita paciência!
No caso de botas tipo australianas de camurça, recomendamos-lhe que veja o nosso post sobre limpeza de camurça ou a nossa secção de acessórios de calçado onde encontra produtos para a limpeza deste tipo de material.
Como limpo a sola das botas tipo australianas?
Para limpar a sola, o melhor é uma escova de dentes velha para poder aceder a todos os orifícios da sola, sobretudo se é um modelo com sola tipo track todo-o-terreno. Com uma solução de água fria e umas gotas de sabão líquido, só terá de esfregar a sola com cuidado para não molhar a parte lateral das botas e sem demasiada força: não faz falta arranhar a superfície da sola para limpá-la!
Uma vez retirada a sujidade, passe um pano seco para terminar de retirar a humidade e os restos que ficaram.
E para as manchas difíceis?
Foi comer fora e uma gota de azeite traiçoeira foi cair na sua bota; nevou um pouco, o suficiente para sair e tocar na neve e ficou com umas marcas brancas ao redor do pé. São situações comuns que também têm fácil solução.
Nestes casos, é melhor não tentar remédios retirados da Internet, como aplicar giz, detergente da loiça ou removedores de gordura, porque é mais provável que não funcionem e piorem. Tente adicionar algumas gotas de vinagre de maçã à mistura de água fria com sabão líquido e passe sobre a mancha sem esfregar muito e sem se esquecer de aplicar em toda a bota para que seque uniformemente depois. Pode também utilizar um produto específico para este tipo de botas recomendado pela sua sapataria de confiança.
O melhor é prevenir
Estes passos que lhe apresentamos são sugestões para melhorar a aparência das botas australianas do seu filho e para que durem muito tempo. Mas um dos erros mais comuns que cometemos é querer limpar o calçado em excesso.
De facto, o recomendável é limpá-las só uma vez por mês ou inclusivamente com menor regularidade para que o material do calçado não sofra. No dia-a-dia, será suficiente passar um pano húmido sem esfregar por toda a superfície.
Lembre à sua filha que não são botas de neve e que ainda que sejam super práticas e algumas tenham sola todo-o-terreno, é melhor não as meter na lama nem em poças. De certeza que a sua filha será a primeira a prevenir as manchas para manter as botas sempre perfeitas!