Adeus ao suor nos pés dos seus filhos!
Partilhamos consigo soluções práticas e simples para evitar a transpiração excessiva nos pés dos seus filhos, especialmente no verão.
Conselhos infalíveis para manter os pés frescos e secos
Na Pisamonas, como pais e mães, sabemos muito bem o quanto a transpiração excessiva nos pés pode ser irritante para os mais pequenos, especialmente durante o verão. Além de danificar o interior do calçado e torná-lo desconfortável, a humidade pode causar mau odor, irritação na pele e até mesmo infeções por bactérias e fungos. Mas quais são as causas da transpiração tão intensa nos pés tão pequenos?
¿ Por que é que os pés transpiram?
Todos os pés transpiram, tanto os dos adultos como os das crianças. É um processo fisiológico normal e saudável, mas quando essa transpiração é excessiva, pode tornar-se um problema e é importante entender por que ocorre para encontrar uma solução. Quando as crianças correm e brincam, as suas glândulas sudoríparas ativam-se e começam a produzir suor para ajudá-las a refrescar-se. Além disso, o calor e a humidade ambiental também podem contribuir para a transpiração nos pés. E não podemos esquecer que o stress e a ansiedade também podem fazer com que os seus pezinhos transpirem. Resumindo, as principais causas da transpiração são:
- Regulação da temperatura corporal: Nas épocas mais quentes, a única forma de regular a nossa temperatura é através da transpiração. E no inverno, é possível que sejamos nós mesmos a causá-la. Na maioria das vezes, esse excesso de transpiração é causado pelas mães, pois as crianças, por terem uma menor circulação periférica, tendem a ter os pés mais frios, e por isso, costumamos agasalhar demais os pequenos com medo de que sintam frio, o que leva a um aumento da transpiração.
- Atividade física: Assim como quando está calor, durante a prática de exercícios físicos a nossa temperatura corporal aumenta. Por isso, transpiramos para mantê-la em torno dos 37º, que é a temperatura normal do corpo. Além disso, a atividade física ajuda-nos a eliminar toxinas, e isso ocorre através do suor.
- Genética: Existem pessoas que transpiram mesmo quando não está calor ou estão em repouso; isso é uma condição chamada hiperidrose e alguns estudos consideram que é uma condição genética, ou seja, aqueles que a sofrem geralmente têm antecedentes familiares com os mesmos sintomas.
- Calçado Inadequado: Os podologistas incluem o uso de calçado inadequado como uma das principais causas da transpiração excessiva, quer seja porque os sapatos utilizados não são apropriados para a estação em que nos encontramos, porque são demasiado fechados e não permitem que o ar circule, ou porque são fabricados com materiais como o plástico, que não transpiram e permitem que a humidade se acumule no interior.
Quais são os efeitos da transpiração excessiva nos pés das crianças?
É necessário prestar muita atenção ao cuidado dos pés das crianças, pois estão em constante desenvolvimento e a transpiração excessiva pode trazer problemas além do desconforto de ter os pés húmidos. Alguns dos mais importantes são:
- Mau odor: A acumulação de suor nos pés pode levar à proliferação de bactérias que causam odores desagradáveis difíceis de eliminar.
- Infecções por bactérias ou fungos: Estas mesmas bactérias causadoras do mau odor podem resultar em infeções e problemas mais graves, como o pé de atleta.
- Irritação da pele: A humidade constante nos pés pode causar irritação e atrito na pele, especialmente em áreas como os dedos e os calcanhares.
- Desconforto dos pés com o calçado: Quando suam muito, os pés escorregam dentro do sapato e dificultam a caminhada, podendo causar até mesmo lesões.
Como manter os pés secos e frescos
Como bem sabe, os aliados indispensáveis de todo pé saudável são a água e o sabão. Lavar os pés do seu filho todos os dias com água morna e um sabão suave, prestando especial atenção aos espaços entre os dedos, e secá-los muito bem depois, é o melhor para ajudar a mantê-los secos e frescos em qualquer estação. Até no inverno os pés também transpiram!
Como já mencionámos um pouco acima, utilizar calçado inadequado é sinónimo de desconforto e transpiração dos pés, tanto em adultos como em crianças e tanto em meninos como em meninas. Por isso, comprar ao seu filho uns sapatos infantis de qualidade, fabricados com materiais respiráveis, como a lona, o linho ou o camurça, é o melhor conselho que lhe podemos dar desde Pisamonas.
Assegure-se também de que os sapatos e ténis que os seus filhos usem não só sejam do tamanho deles (para o qual pode consultar este post sobre como escolher o tamanho dos sapatos do seu filho), mas também que possam ajustar-se ao pé deles para que fiquem perfeitos e não apertem nos dedos nem em qualquer parte. Porquê? Porque os sapatos demasiado apertados dificultam a ventilação adequada dos pés e sempre pioram a transpiração. Portanto, procure calçado que ofereça espaço suficiente para que os dedos dos seus filhos se movam confortavelmente.
Além de ter em conta tudo o que foi mencionado anteriormente, são muito importantes outras ações diárias como as seguintes:
- Utilizar meias adequadas para cada tipo de calçado e estação do ano. É importante trocá-las todos os dias e, se necessário, várias vezes ao dia, para evitar a humidade e o mau odor.
- Evitar meias feitas de material sintético, pois fazem com que os pezinhos suem mais.
- Em casos moderados, podemos utilizar produtos ou remédios como talcos ou cremes especiais.
- Ventilar os sapatos após o uso para evitar o crescimento de bactérias.
- Lavar as palmilhas dos sapatos periodicamente.
- Utilizar aerossóis desinfetantes para eliminar as bactérias que causam o mau odor.
Confiamos em que os conselhos partilhados neste post sejam úteis para si. Na Pisamonas, valorizamos cada detalhe na fabricação dos nossos sapatos, priorizando o conforto e a saúde dos pés dos mais pequenos. O nosso objetivo é simplificar a sua vida e garantir que os seus filhos desfrutem do máximo conforto a cada passo que deem.